Convida todos os professores para o debate sobre currículo escolar.
Não deixe de dar sua opinião, é muito importante para nós.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Professores não deixem de assistir aos videos...
O currículo constitui o elemento nuclear do processo pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.
De certo modo, o currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento. Ao mesmo tempo que é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria esta cultura projetando a cultura organizacional que se deseja visando à intervenção e transformação da realidades.
Sendo assim, a finalidade do currículo abarca não somente a propagação desta cultura, mas a transformação social. Neste sentido fica claro que o currículo é mais que cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas.
A maneira pela qual uma sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia os saberes educacionais destinado ao ensino reflete a distribuição do poder em seu interior e a maneira pela qual se encontra ai assegurando o controle social dos comportamentos individuais. (apud Pedra, 1997. P.50)
Currículo
Real é aquele que acontece dentro da sala de aula na relação entre
professor e aluno em situações diárias a partir da execução do projeto
pedagógico e dos planos de ensino.
Já
o Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, sendo o
mesmo responsável por representar se as atividades propostas propiciam aos alunos atribuírem significado aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas.
O
currículo prescrito é aquele que existe em toda instituição de ensino,
sendo o mesmo elaborado por órgãos politico administrativos, funcionando
como referência básica a toda organização, prescrição ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade aos educandos. É imperioso que se criem métodos de analise que não partam do pressuposto de que as experiências vividas podem ser automaticamente inferidas a partir de determinações estruturais... Uma política cultural requer o desenvolvimento de uma pedagogia atenta às historias, aos sonhos e às experiências que os alunos trazem para a escola... começando por essas formas subjetivas, os educadores poderão desenvolver uma linguagem e um conjunto de praticas que confirmem, acolham e desafiem formas contraditórias de capital cultural. (Libâneo, 2004)
Professores vamos fazer um debate sobre a importância do currículo escolar?
Assinar:
Comentários (Atom)

